quinta-feira, 3 de novembro de 2016

6 formas para contribuir para um mundo melhor


 Sempre fui de ajudar o próximo desde pequena, era capaz de dar o que quer que fosse a quem precisasse. Lembro-me de andar na primária e dar o meu segundo pequeno almoço a uma colega que não tinha levado e tinha mais fome que eu, também nos davam um pacote de leite e isso para mim chegava. Simples gestos são o bastante e sinto que devo ajudar de qualquer forma quem mais precisa, por isso vou dizer-vos o que faço.

1. Juntar tampinhas. 
Uma contribuição bem antiga, lembro-me de ser pequenina e já existir. Basta juntas tampinhas, de iogurtes líquidos, pacotes de leite, etc... Estas tampinhas serão para a aquisição de vários tipos de equipamentos (cuidados básicos, tratamentos, cadeiras de rodas, mãos mioeléctricas ou biónicas, entre outros). Acho que com esta iniciativa já ajudei muitas pessoas a precisar mesmo.

2. Roupas e calçado.
Esta é a mais fácil de todas e penso que maior parte das pessoas o faz. Só precisamos de ver quais as roupas e calçado que estão no nosso armário e não são usadas ou não queremos. Depois basta levar a uma instituição perto para fazer muitas pessoas felizes. :)

3. Ajudar os animais abandonados ou associações. 
Aqui na terra onde vivo existe um cão que ficou abandonado porque o seu dono foi para um lar longe, então ficou ao cuidado do irmão desse senhor mas podemos dizer que o irmão é uma besta do pior. O cãozinho fica semanas sem comer, é que o homem nem se preocupa, não se lembra e nem está para aí virado. Eu já pensei fazer denuncia mas pelo que ouvi falar eles não fazem nada, por isso o melhor que faço é ir lá dar-lhe ração e restos de comida ele fica tão contente come aquilo em menos de 2 minutos.
Quando andava na escola a minha turma juntou-se toda para dar tudo o que animais de canil precisam e fomos levar uma instituição, esta. São duas acções que podem fazer muita diferença.

4. Fazer voluntariado.
É algo que adoro fazer, que me faz sentir concretizada. Já fiz vários voluntariados e adorei, mas atualmente, o único que faço é o do Banco Alimentar.

5. Doar sangue.
Acho que já falei aqui no blog que tentei doar sangue mas não posso. Já estava totalmente mentalizada de que era mesmo isso que queria (custa-me imenso tirar sangue) mas temos de ir a uma médica e ela faz-nos umas perguntas, e eu como levei transfusões de sangue quando era bebé não posso. nem nunca poderei doar sangue. É um gesto que adorava fazer, por isso é que incentivei o meu namorado e o meu pai fazerem e agora vocês!

6. Doar cabelo. 
Já pensei seriamente nesta contribuição e vou querer mesmo doar o meu cabelo mas ele não há meios de crescer, parece ter sempre o mesmo tamanho. Hei-de conseguir um dia, e não irei doar ao IPO porque já ouvi rumores que eles já não utilizam o nosso cabelo, doarei á Little Princess Trust.


E vocês já fizeram algum gesto destes? Ou outro qualquer?
Digam-me quero saber de novas formas de ajudar as pessoas.

19 comentários:

  1. Eu já fiz algumas dessas coisas e ainda faço claro :)

    ResponderEliminar
  2. Gostava imenso de dar sangue mas não sou capaz :(
    Quanto a roupas e calçado desde que me lembro que fazemos isso la em casa. Mas conheço pessoas que preferem deitar fora roupa boa do que dar a quem precisa. Até brinquedos já demos :)
    Tampinhas também junto ^^

    ResponderEliminar
  3. R. Admira-te :P Acho que se la voltar daqui a uns anos já tem mais coisas xD

    ResponderEliminar
  4. estes são alguns aspetos, mas há muitos mais. se as pessoas começarem com as pequenas coisas de certeza que o mundo irá melhorar!

    ResponderEliminar
  5. Já fiz algumas coisas dessas também, e sem dúvida há deles que não custam nada, como guardar as tampas ou doar roupas. Acho que fazes muito bem, eu também faço.

    ResponderEliminar
  6. queria imenso doar cabelo, mas tenho o mesmo problema que tu :s

    ResponderEliminar
  7. Doar roupa é o que mais faco.mas já contribui para a associação dos animais da minha terra. Sangue não posso dar. E cabelo eu tenho o meu escadeado portanto acho que também não posso, pois pelo menos do que leio o cabelo tem que ser a direito.

    ResponderEliminar
  8. Acho que só as duas últimas me falham: a número 5 porque não posso (anemia) a número 6 porque queria mesmo muito perder mais peso e, depois sim, cortar o cabelo e doá-lo. Sinto que é uma espécie de escudo para a minha gordura e já estou farta de pensar que, quando chegar ao Biquíni Dourado, vou cortá-lo e doar. Já que é tão grande e forte... =)

    Um beijinho,

    http://obiquinidourado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Identifico-me com vários pontos que abordaste. E é muito bom saber que ainda existem pessoas que se importam com o próximo :)

    ResponderEliminar
  10. Normalmente dou sempre a roupa que já não uso. Também já juntamos tampinhas, mas entretanto deixamos de as juntar porque também parece que se deixou de falar nisso. Noutro momentos damos alimentos para campanhas em supermercados e mesmo para a escola onde normalmente vão para famílias mais necessitadas da nossa zona. Ajudar os outros fica sempre bem e sabe ainda melhor saber que alguém vai dar um bom uso ao que estamos a dar.
    Alexandra

    ResponderEliminar
  11. Também gosto muito de contribuir com pequenos gestos. Doar sangue gostava muito mas além de nem saber se posso dar, eu morro de medo de agulhas pequeninas :/

    ResponderEliminar
  12. Já fiz alguns como doar tampinhas e roupa e calçado. Uma coisa que adorava fazer é doar o meu cabelo à Little Princess Trust. Já me falaram dela e conheço pessoas que já doaram o seu e acho um gesto simples mas que faz uma grande diferença

    ResponderEliminar
  13. Olá Lis!
    Ajudar o próximo é das coisas mais gratificantes que podemos fazer. Gostei bastante da tua lista de dicas,e há tntas outras que podemos fazer. O importante mesmo é fazermos algumas, pois o que para nós são pequenos gestos para outros fazem grandes diferenças!
    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci-me de mencionar, mas ajudo duas associações em particular, uma delas é de apoio a crianças desfavorecidas e outra de apoio a toxicodependentes e alcoólicos. Costumo doar roupas e mantimentos.

      Eliminar
  14. Falho nas duas últimas, sangue não posso doar e doar cabelo é uma coisa que ainda estou a ponderar :)

    Beijinhos
    O blog da Mó | Instagram

    ResponderEliminar
  15. Só não dou sangue e cabelo, uma porque desmaio e outra, porque corto sempre pouco cabelo!!

    ResponderEliminar
  16. já fiz todos menos o de doar cabelo! parabéns pelo post!

    FLORE COCKTAIL

    INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  17. Quase todas essas coisas, menos doar sangue (porque não posso) e doar cabelo. Nesta última já pensei mil vezes, uma vez que o meu cabelo cresce a olhos vistos. Mas, soube há pouco tempo, que não existe nenhum sitio em Portugal que o aceita. :(

    ResponderEliminar