segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

precisava de coragem.


Acho que nunca tive coragem. Nunca tive coragem de vos contar, aqui, e num post a situação da minha mãe. Não é fácil de lidar com isto todos os dias e este é um dos motivos porque agora ando longe da blogosfera. 

 Em junho, descobriu que tinha cancro da mama, ela nunca me escondeu nada e agradeço-lhe por isso. Em agosto, começou a fazer quimioterapia, depois de se submeter a vários exames, um bocado dolorosos para ela, que é uma mariquinhas. Eu nunca faltava a uma sessão, fazia-lhe sempre companhia, vivi com ela isto, não tanto como ela própria. mas vivi. 
Quem está de fora não sabe nem metade do que isto é para a pessoa que depois recuperar de um tratamento, saber que só faltam 3 dias para fazer o próximo e ir abaixo novamente, mas a minha mãe foi forte o suficiente para ultrapassar. 

Depois disso, foi operada e retirou apenas o tumor, a operação correu bem. "Está tudo limpinho", disse-lhe o médico, ela ficou feliz por saber que o pesadelo tinha acabado, finalmente. Eu tenho sido a dona de casa agora, visto que ela não pode fazer esforços, o que me custou a habituar porque mal fazia algo cá em casa.
Na semana passada, foi a uma consulta e tudo se desmoronou, o sorriso que outrora era de alivio se tornou naquele momento, quase numa lágrima grossa e fria. 
"Não temos a certeza absoluta que está tudo limpo, se não estiver terá que fazer uma nova operação para retirar o peito." 

Mas se não têm agora a certeza como tiveram antes? FODA-SE.

30 comentários:

  1. linda, acredita, eu sei o que isso é! mas, ao contrário da tua, a minha mãe esconde os problemas que tem porque não nos quer preocupar... a verdade é que só recentemente consegui perceber o porquê da sua queda de cabelo subita, das noites fora de casa, o porque de sermos sempre nós a fazer as tarefas, enfim... se pudesse estava lá como ela me aponta que não estive, mas não soube nem nunca sei de nada... nem eu nem o meu irmão...
    Tu tiveste força até agora, não ouses sequer chamar-te fraca ou dizer que não tens/tiveste coragem! Apoia-a, em tudo, com força porque ela precisa mesmo de ti!
    percebo a tua revolta em relação aos médicos mas usa essa revolta para ganhar ainda mais força pela tua mãe!
    TU CONSEGUES, TU ÉS FORTE, E TAL COMO A TUA MÃE, UMA LUTADORA!

    ResponderEliminar
  2. acho esse tipo de diagnóstico tardio tão ridículo!
    r: sei sim

    ResponderEliminar
  3. Oh querida, a maior força para vocês as duas. Acredito que tem sido muito dificil para ti lidar com isso tudo mas sabes que ela precisa de todo o teu apoio e é isso que tu tens feito. Se precisares de alguma coisa estou aqui.

    r: Eu estou bem querida, ler o teu post fez-me perceber que temos é de estar bem.

    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  4. Isso são coisas incertas, o que parece "limpo" ás vezes não o está. O que parece pouco "sujo" ás vezes está "limpo". Não desanimes! O meu avô teve cancro. E após isso foi operado, e controla os resultados com analises e exames. Há uns tempos os valores das analises mudaram, o que indicaria que tinha voltado o cancro. Andou a tomar uns comprimidos que eram basicamente quimioterapia. Ficava com mil e um efeitos que se vê nas pessoas de quimio. Andou nisso 6 meses. Chegou a pensar que ia acabar os comprimidos, o médico disse para ficar mais 6. O desconforto já era tanto que ele só queria que os 6 meses passassem a correr. Chegou lá e deixou os comprimidos. Supostamente está limpo, mas alguma alteração dos valores é logo motivo de incertezas. Nada é certo, mas tenta ser positiva. É meio caminho andado e ajuda muito por quem passa por isso! **

    ResponderEliminar
  5. Com esta doença não podemos ter certezas. Temos de ter esperança e reaprender a viver com um dia a valer por uma vida.
    Compreendo a tua dor. Dou imenso valor aos familiares que sofrem por nós em silêncio. Mas ver a família a sofrer é mais um fardo que o doente oncológico tem de carregar.
    Não desesperes. Hoje as coisas estão diferentes. Hoje o cancro não é sempre uma sentença de morte. A taxa de sucesso tem aumentado e quando diagnosticado a tempo, há fortes probabilidades de não ter metástases.
    Olha, espero sinceramente que a tua mãe seja um desses casos de sucesso. Não te digo para teres fé, porque sou um herege que renega deuses e religiões, mas tem esperança na ciência.
    Tudo de bom.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  6. Muita força... mas pode ser k esteja mesmo tudo limpo.. ha k ter esperança!!! Força, estou ca para o que presisares...

    ResponderEliminar
  7. Compreendo a tua revolta pequena. A tua mãe, deve estar orgulhosa da filha que tem, porque apesar de tudo mostras-te estar lá para ela, nunca a abandonaste! Eu estou aqui a fazer figas para que tudo melhore de vez e o sorriso de alivio não tenha sido em vão <3

    ResponderEliminar
  8. Nada neste mundo pode superar a tua dor e frustração, só tenho a dar boas energias e muita força para mais este momento mau.
    Mas ela é lutadora, vai superar outra vez e ficar boa!

    ResponderEliminar
  9. Isso é uma situação muito complicada :c
    Tens de ter muita força e sobretudo dar força à tua mãe, espero que corra tudo bem com ela *

    r: Não, apenas enormes pedras de granizo :)

    ResponderEliminar
  10. Eu percebo perfeitamente o que sentes, essa insegurança e todo esse medo especialmente pela tua mãe. O problema é que esse 'bicho' é mesmo mau e procura destruir tudo o que nos faz sorrir. A culpa não é nem da tua mãe nem dos médicos, porque eles tentam fazer de tudo para minimizar o 'estrago' tirar o tumor para não tirar a mama porque a nivel psicológico é muito mais doloroso... só que depois acontecem coisas com estas, possivéis recidivas... Mas tem calma, vive um dia de cada vez com a tua mãe, tudo vai correr pelo melhor :) Se retirar uma mama for a solução, então será mesmo isso!!
    Beijinho grande e força!!!

    ResponderEliminar
  11. Deve ser tão frustrante. Espero mesmo que esteja "tudo limpo" e que vocês as duas continuem com a mesma força que tiveram até agora. Vai ficar tudo bem :)

    ResponderEliminar
  12. Força! Se precisares de algo, podes contar comigo.

    ResponderEliminar
  13. chorei ao ler isto, tens que se forte para dar força à tua mãe e se deus quiser, estará tudo limpinho, grande mulher mesmo :)

    ResponderEliminar
  14. Acredito que seja uma situação muito complicada para ti, por isso, só te desejo a maior das forças!

    ResponderEliminar
  15. Oh querida, lamento muito a situação porque ambas estão a passar :( mas tens de pensar positivo, vais ver que tudo vai correr bem :) qualquer coisa já sabes, podes contar comigo ;)
    beijinho

    ResponderEliminar
  16. Força, muita força!
    R: Podias ter vindo!

    ResponderEliminar
  17. r: Porque segundo os meus pais eu passo muito tempo no pc, o que até é verdade. Mas também não era razão para mo tirarem, porque eu até estudo mas pronto.

    ResponderEliminar
  18. R: Oh doce alma <3 Muito obrigada!
    E tu, mantém-te firme sempre, estarei aqui se precisares :)

    ResponderEliminar
  19. Compreendo que esta seja uma situação mesmo muito complicada para ti, força e espero que seja apenas uma duvida e que esteja "tudo limpinho", beijinhos*

    ResponderEliminar
  20. Passei por uma coisa parecida com a minha mãe, é preciso muita força mesmo... Vai tudo correr bem

    ResponderEliminar
  21. Na minha família também temos casos de problemas oncológicos. É desgastante e tão doloroso. Uma pessoa pergunta-se imensas vezes "porquê à minha família? Porquê a nós?". A verdade é que isto não escolhe bons nem maus. É preciso acreditar e não perder a esperança. Muita força!

    ResponderEliminar
  22. muita força. a mãe da minha cunhada também teve de tirar um peito há uns tempos atrás e acho que agora talvez tenha de tirar o outro..

    ResponderEliminar
  23. Revi-me tanto neste post, já passei pelo mesmo! Têm de ter muita força querida!!

    ResponderEliminar
  24. Vai correr tudo bem de certeza absoluta! Força, beijinhos!

    ResponderEliminar
  25. Sabes que estou aqui , não preciso de me alongar , qualquer coisa sabes o que fazer ..
    tenho saudades tuas :x

    ResponderEliminar
  26. Desejo-vos a maior força! Vai correr tudo bem vais ver :')
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  27. Não consigo nem imaginar o que deves estar a sentir...espero mesmo que fique tudo bem! A tua mãe tem muita sorte por ter uma filha como tu, força!

    ResponderEliminar
  28. só teres escrito isto aqui mostra o quão corajosa do és! tens de ser forte, e aposto que tudo vai ficar bem! estou a torcer por vocês e muita força! qualquer coisa já sabes :)

    ResponderEliminar